quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quais as principais diferenças entre bactérias e cianobactérias?


As bactérias são heterotróficas, tem estrutura mais complexa como parede celular, as cianobactérias são algas azuis, são organismos extremamente simples e são autótrofos. Bactérias são organismos unicelulares, procariontes, que podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencem ao Reino Monera. São microorganismos constituídos por uma célula, sem núcleo celular nem organelas membranares.
    As cianobactérias são fotolitoautotróficas e aparentemente foram as pioneiras no uso da água como fonte de elétrons. Diferem das proclorófitas por apresentar apenas clorofila a, além de ficobilinas azul e vermelha. Esses pigmentos são responsáveis pelas diversas colorações, muitas vezes brilhantes, que essas bactérias apresentam.

3 comentários:

  1. Gostei muito das modificações que foram feitas no blog!

    ResponderExcluir
  2. Em que as bacterias são diferentes das cianobacterias , Se os seres vivos pertencentes a esses grupos são procariontes ? Explique :

    ResponderExcluir

Curiosidades

O que surgiu primeiro, cianobactérias ou bactérias?

As bactérias surgiram primeiro. As cianobactérias foram as primeiras formas de vida a fazer fotossíntese. A liberação de gás oxigênio em um mundo onde não havia organismos anaeróbios foi uma catástrofe de enormes proporções. Nessa etapa SURGE A FOTOSSINTE.


*O Mar Vermelho tem sua cor devido à presença de cianobactérias avermelhadas