quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quais as principais diferenças entre bactérias e cianobactérias?


As bactérias são heterotróficas, tem estrutura mais complexa como parede celular, as cianobactérias são algas azuis, são organismos extremamente simples e são autótrofos. Bactérias são organismos unicelulares, procariontes, que podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencem ao Reino Monera. São microorganismos constituídos por uma célula, sem núcleo celular nem organelas membranares.
    As cianobactérias são fotolitoautotróficas e aparentemente foram as pioneiras no uso da água como fonte de elétrons. Diferem das proclorófitas por apresentar apenas clorofila a, além de ficobilinas azul e vermelha. Esses pigmentos são responsáveis pelas diversas colorações, muitas vezes brilhantes, que essas bactérias apresentam.

17 comentários:

  1. Gostei muito das modificações que foram feitas no blog!

    ResponderExcluir
  2. Em que as bacterias são diferentes das cianobacterias , Se os seres vivos pertencentes a esses grupos são procariontes ? Explique :

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cianobacterias tem uma morfologia diferente das bacterias, alem da forma de nutriçao das ciano serem autotrofas diferente das bacterias que sao heterotrofas.
      creio que seja isso.

      Excluir
    2. Também existem bactérias autotróficas, isso não pode ser considerado parâmetro de diferenciação.

      Excluir
    3. Também existem bactérias autotróficas, isso não pode ser considerado parâmetro de diferenciação.

      Excluir
  3. As Cianofíceas não são Algas Azuis, só receberam esse nome pois os primeiros indivíduos encontrados, tinham o pigmento "Antocianina" que caracteriza a cor azul. As cianofíceas podem ser encontradas de várias cores, principalmente verde, pelo fato de ter clorofila, que pode dar a cor verde e faz com que elas façam a fotossíntese. E outra as Algas são do Reino Protista, Eucariotas, e as Ciano são do Reino Monera, Procariotas.

    ResponderExcluir
  4. obgrigado pela ajuda que tem feito por nos muito obrigado de coracao

    ResponderExcluir
  5. obgrigado pela ajuda que tem feito por nos muito obrigado de coracao

    ResponderExcluir
  6. obgrigado pela ajuda que tem feito por nos muito obrigado de coracao

    ResponderExcluir
  7. obgrigado pela ajuda que tem feito por nos muito obrigado de coracao

    ResponderExcluir

Curiosidades

O que surgiu primeiro, cianobactérias ou bactérias?

As bactérias surgiram primeiro. As cianobactérias foram as primeiras formas de vida a fazer fotossíntese. A liberação de gás oxigênio em um mundo onde não havia organismos anaeróbios foi uma catástrofe de enormes proporções. Nessa etapa SURGE A FOTOSSINTE.


*O Mar Vermelho tem sua cor devido à presença de cianobactérias avermelhadas